Indicadores de performance essenciais para suas campanhas digitais - Barela

Conheça 4 indicadores de performance essenciais para suas campanhas digitais

 em Para Você

O Marketing Digital oferece algumas vantagens frente a outras estratégias tidas como tradicionais, que vão desde a segmentação do público a ser atingido até a mensuração de resultados. Porém, tantos dados disponíveis podem ter o efeito contrário para o empreendedor: em vez de proporcionar uma nova visão, pode causar confusão.

Pensando nisto, separamos abaixo quatro indicadores para avaliar a performance e resultados de suas ações de Marketing Digital:

  • Oportunidades de Negócio
    Também conhecidas como Leads, a quantidade de oportunidades de negócio geradas valida se a sua estratégia para atrair novos clientes tem sido eficaz. O ideal é monitorar este indicador com frequência e avaliar quando as oportunidades chegam, se existe algum pico em dia ou horário da semana e concentrar esforços nestes momentos.
  • Custo da Lead
    Cada ação traz consigo um custo, e é importantíssimo validar se o custo de cada oportunidade de negócio gerada está dentro do planejado para que haja lucro nas transações ou se o valor encaixa no orçamento do marketing digital.
  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
    Este indicador é calculado com base em todo o investimento feito em marketing e vendas, dividido pela quantidade de clientes adquiridos no período (semanal, mensal, etc.).
  • Retorno Sobre o Investimento de Marketing (ROI)
    Para calcularmos o ROI (Return on Investment), a conta é a seguinte:

ROI = (Retorno do Investimento – Custo de Marketing) / Custo de Marketing

Na prática, imagine que você tenha investido R$ 1.000 em marketing, cada produto tem custo médio de R$ 100 e o valor médio de venda é de R$ 350, gerando 15 vendas. Aplicando a fórmula, teríamos:

Custos:

15 vendas x R$ 100 = R$ 1.500 + R$ 1.000 em marketing = R$ 2.500

Receita:

15 vendas x R$ 350 = R$ 5.250

ROI = (5250 – 2500) / 2500 = 1,1

Logo, com base na conta acima, para cada real investido, a campanha trouxe R$ 1,10 de retorno – indicando assim um ROI positivo (lucro).

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