O maior patrimônio do seu negócio daqui a 10 anos - Franquia Barela

O maior patrimônio do seu negócio daqui a 10 anos

 em Sua Empresa

Alguns empresários se perguntam quão valioso é o produto/serviço que oferecem ou quão essencial ele pode ser, dado o tamanho da solução que ele gera ao seu cliente. Observando a dinâmica mercadológica dos últimos 10 anos no Brasil, acredito que um fato marca o início da transformação dos negócios sob a ótica da informação: o uso do WhatsApp. Pode parecer estranho, afinal, como um aplicativo de mensagens instantâneas poderia impactar o mundo dos negócios? Vamos analisar a seguir.

Vivemos em um “mundo VUCA” (volátil, incerto, complexo e ambíguo), potencializado a partir da mentalidade incentivada em sociedade por meio de aplicativos como o WhatsApp – inovador, atribuiu uma velocidade na comunicação entre agentes de mercado como nunca vista antes.

Aplicando esse contexto ao ciclo de vida de um produto, podemos entender melhor:

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Kodak: Marca se consolidou no mercado de filmes fotográficos.

Os exemplos acima são pequenas provocações para reflexão ao que estamos vivendo no mercado. O ponto central da construção de valor de qualquer negócio B2C (Business to Consumer) é, essencialmente, o poder que esse modelo possui na percepção das influências de consumo que o consumidor comunica a marca.

  • A Kodak não entendeu que as pessoas buscavam velocidade e qualidade em suas fotografias, interligadas ou conectadas às plataformas digitais por meio de um toque;
  • Os taxistas não entenderam que os clientes queriam novas formas de consumir o serviço;
  • O mundo da moda talvez não esteja tão preparado assim para a realidade pós-pandemia, principalmente em relação ao consumo consciente.

Quando você constrói essa relação de prestação de serviço, fica fácil entender que seu negócio nunca será aquilo que de fato você entrega ou produz, mas as soluções que seu cliente espera receber. Muitas vezes ele não saberá, com clareza, o que precisa ou como usufruir do serviço da melhor maneira, mas irá mostrar sinais, e esse é o momento de mostrar o diferencial do seu negócio.

A sua carteira de clientes é o seu maior patrimônio, os consumidores são o verdadeiro ativo do negócio. Esteja sempre atento ao que seu cliente tem a dizer, somente assim, você será capaz de oferecer o produto certo, sob medida às necessidades que ele tem no momento.

 

Fabricio Juvêncio, Superintendente de Franquias na Barela